terça-feira, 17 de setembro de 2013

Torre de Belém


"De Belém , para Belém"

              Foi exatamente isso que pensei assim que avistei a Torre de Belém.
          A 6 Km do centro de Lisboa e as margens do rio Tejo, o distrito de Belém , possui dezenas de atrações que nos ocupa o dia todo, mas sem dúvida é uma das principais atrações da região é a Torre de Belém, que por ser um dos mais famosos símbolos de Portugal,  é atualmente patrimônio preservado pela ONU.
          Construída  estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I.
          A visita à Torre de Belém, deverá começar pelo exterior da Torre; onde vê-se por cima das guaritas duas imagens: Do lado direito São Miguel e do lado esquerdo São Vicente , padroeiro de Lisboa e desta fortificação.

   






Do alto do Tejo pode observar-se o estatuário do Tejo e as suas margens, bem como toda a zona de Belém e os seus monumentos.




         De  frente para o rio e na outra Margem do Tejo, junto à umas construções de forma cilíndrica, detectam-se vestígios da Torre Velha, também conhecida por Torre de São Sebastião. Mandada construir por D. João II e acabada por volta de 1480, esta torre fazia parte do sistema tripartido de defesa do Tejo , cruzando fogo com a Torre de Belém.









Nenhum comentário:

Postar um comentário