A década de 60 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50.
A década de 1960 pode ser dividida em duas etapas. A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. A segunda, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais.
Pop Art, Op Art, Minimalismo, Arte Conceitual, Mod, Mao, Hippies, Era Espacial, British Invasion, Provos, Psicodelia, Contracultura, plástico, aeronáutica, aerodinâmica, tomam o lugar da influência das turbinas de jatos e do estilo rock’n'roll e teddy boys dos anos 50. Pós Modernismo.
A imagem acima é a Ball Chair, 1963, do finlandês Eero Aarnio.
O plástico passa a ter influência fundamental na concepção e no design na década de 60. Suas várias fórmulas tornam possível a utilização em larga escala no processo industrial.
Abaixo, Pastilli Chair, 1967, Eero Aarnio (FIN) – Fiberglass e poliéster reforçado (influência espacial), Prêmio American Industrial Award 1968:
Egg Chair, 1968, de Peter Ghyczy, alemão de origem húngara:
Panton Chair, 1960/1963, do arquiteto e designer Vernon Panton (DIN), a primeira cadeira de plástico injetado. É comercializada até hoje – Produzida pela Vitra a partir de 1967:
A influência hippie inspirou os designers italianos, Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro a criar para a Zannota, a primeira cadeira-pufe (a partir das almofadas hippies), Sacco, um saco cheio de poliestireno que se moldava ao corpo.
Blow Chair, 1967, Poltrona Inflável, dos italianos Paollo Lomazzi, Jonathan de Pas e Donato d’Urbino. Essa cadeira lançou o conceito Pop Design!
Nenhum comentário:
Postar um comentário